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Formação Comunicação para líderes

Exerça uma liderança assertiva e acessível

Esta formação faz parte dos nossos cursos de Inovação & Gestão
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Exerça uma liderança assertiva e acessível

A Formação Comunicação para líderes é um guia de aprendizado que visa contribuir para o autoconhecimento e o desenvolvimento das principais competências comunicacionais dos líderes.

A comunicação é a base para estabelecer o vínculo que todos que exercem liderança precisam ter com sua equipe. Nesse sentido, o ideal é gerar oportunidades para acalmar e motivar o grupo quando necessário.

Dialogar com sua equipe, ter interesse nas preocupações, permanecer acessível quando necessário são algumas atitudes essenciais para desenvolver nossas habilidades de liderança e estabelecer uma boa conexão e a comunicação é uma habilidade fundamental nesse processo.

Lembre-se que desenvolver a sua comunicação é um processo de aprendizado contínuo, afinal de contas a forma como nos comunicamos influencia nossa liderança e, por sua vez, como lideramos está relacionado com a forma como nos comunicamos. As pessoas fazem parte de um sistema onde tudo está conectado, não podemos trabalhar liderança sem trabalhar ao mesmo tempo confiança, gestão emocional, autoestima, assertividade, firmeza e uma longa lista de competências.

Assertividade

Você, como líder, sabe perfeitamente o que cada membro de sua equipe faz e quais são as suas principais responsabilidades, mas você se conhece o suficiente para gerenciar os conflitos e as mais diferentes situações que podem (e vão) surgir em seu dia a dia como líder?

Esse é um convite a refletir sobre as principais competências comunicacionais que podem fazer a diferença na sua liderança.

  • Quais são as consequências de um líder não estabelecer um bom canal de comunicação?

Quando uma mensagem é transmitida de forma confusa, é provável que grande parte da equipe não se engaje. Consequentemente, a falta de um bom canal de comunicação estabelecido pode tornar mais lentas a troca e a construção de conhecimento entre os diferentes departamentos e profissionais da organização, reduzindo a capacidade de ação frente a um obstáculo ou problema e, portanto, dificultando sua solução.

  • Por que devo investir na minha comunicação?

Porque isso possui alto valor estratégico. Em muitas empresas, a comunicação é praticada de forma intuitiva, quando deve ser entendida como um processo abrangente e sistêmico que, se bem administrado, resultará em novos contatos, comprometimento e engajamento das equipes.

  • Como aprender sobre comunicação da perspectiva da liderança?

Desenvolver a capacidade de falar com o grupo e com os profissionais de modo individual com eficácia e clareza é um ponto fundamental para a liderança. A chave é saber identificar em quais situações é necessária uma reunião em grupo e em quais uma conversa individual. Em ambos os casos, confie e ouça atentamente os interlocutores.

Lembre-se que a comunicação é um processo de mão dupla, você enquanto líder precisa falar claramente, mas também é necessário ouvir com respeito a outra pessoa. Reservar um tempo para ouvir os argumentos de cada profissional e focar no que foi dito é fundamental para transmitir confiança ao iniciar uma conversa e encontrar as soluções adequadas para todos os públicos.

Percebeu que tem bastante coisa para você estudar, não é mesmo? Isso não é nem metade do universo da comunicação dentro da perspectiva da liderança! Mas não se preocupe, esta Formação da Alura vai te preparar para tudo isso.

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

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Professores especializados Inovação & Gestão

Com quem você vai aprender

  • Cintia Amianti

    Cintia Amianti é educadora, especialista em educação corporativa e desenvolvimento de carreira, formada em Gestão estratégica de pessoas pela FGV. Atua há 13 anos em programas de aprendizado, desenvolvimento, liderança, e comunicação interna - em nível internacional, nos seguimentos educacional, industrial, varejo e financeiro.

  • Cintia Amianti

    Cintia Amianti é educadora, especialista em educação corporativa e desenvolvimento de carreira, formada em Gestão estratégica de pessoas pela FGV. Atua há 13 anos em programas de aprendizado, desenvolvimento, liderança, e comunicação interna - em nível internacional, nos seguimentos educacional, industrial, varejo e financeiro.

  • Sergio Lopes de Carvalho

    Sergio Carvalho é life coach, trainer de oratória, instrutor do curso "Oratória para líderes: Como se comunicar profissionalmente" e um dos líderes da Escola Inovação & Gestão da Alura. Conta com a experiência de mais de 500 vídeos gravados com impacto de 1 milhão de pessoas pelo YouTube e Instagram. Liderou o planejamento, criação e implantação da área de treinamentos da Saraiva Educação e atualmente é o responsável pela área de novos projetos da empresa.

  • Sergio Lopes de Carvalho

    Sergio Carvalho é life coach, trainer de oratória, instrutor do curso "Oratória para líderes: Como se comunicar profissionalmente" e um dos líderes da Escola Inovação & Gestão da Alura. Conta com a experiência de mais de 500 vídeos gravados com impacto de 1 milhão de pessoas pelo YouTube e Instagram. Liderou o planejamento, criação e implantação da área de treinamentos da Saraiva Educação e atualmente é o responsável pela área de novos projetos da empresa.

  • Marianne Henriques

    Marianne acredita que treinar e desenvolver as pessoas é a chave de sucesso para qualquer equipe bem sucedida, possui especialização em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação e em Liderança e Gestão de Pessoas. Desde 2013 atua como líder de equipe, o que despertou a paixão por liderança e gestão de pessoas. Apaixonada por livros e pela escrita, as vezes se arrisca escrevendo em seu blog e em redes sociais.

  • Marianne Henriques

    Marianne acredita que treinar e desenvolver as pessoas é a chave de sucesso para qualquer equipe bem sucedida, possui especialização em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação e em Liderança e Gestão de Pessoas. Desde 2013 atua como líder de equipe, o que despertou a paixão por liderança e gestão de pessoas. Apaixonada por livros e pela escrita, as vezes se arrisca escrevendo em seu blog e em redes sociais.

  • Ana Rocha

    Educadora corporativa, especialista em desenvolvimento de liderança, coach, escritora, conteudista, facilitadora de treinamentos. Pedagoga Empresarial pela FMU e Comunicadora Social pela Fundação Cásper Líbero. Coach Executive pela SBC desde 2010 com mais de 3000 horas de atendimento. É coautora do livro: ser+inovador em RH: ideias criativas e novas propostas para o desenvolvimento do capital humano com o tema “coaching como aprendizagem transformacional”.

  • Ana Rocha

    Educadora corporativa, especialista em desenvolvimento de liderança, coach, escritora, conteudista, facilitadora de treinamentos. Pedagoga Empresarial pela FMU e Comunicadora Social pela Fundação Cásper Líbero. Coach Executive pela SBC desde 2010 com mais de 3000 horas de atendimento. É coautora do livro: ser+inovador em RH: ideias criativas e novas propostas para o desenvolvimento do capital humano com o tema “coaching como aprendizagem transformacional”.

Passo a passo

  1. 1 Comunicação Assertiva

    A Comunicação Assertiva é uma ferramenta que favorece a comunicação efetiva entre os interlocutores. Ao colocá-la em prática, estamos promovendo o respeito próprio e pelos outros envolvidos.

  2. 2 Comunicação Participativa

    A Comunicação Participativa procura fazer das pessoas envolvidas em uma determinada situação um elemento indispensável do desenvolvimento de novas ideias e iniciativas, propiciando assim um meio de comunicação para relatar os seus problemas e buscar soluções. Esse tipo de diálogo é extremamente enriquecedor para uma organização, porque se concentra em reconhecer as opiniões de seus profissionais e partir para ações que atendam as questões levantadas por elas.

    • Curso Comunicação participativa: Liderança eficaz e motivadora

      10h
    • Faça esse curso e:
      • Conheça os diferentes estilos de liderança e de decisão, e como cada um deles pode ajudar na gestão e comunicação participativa.
      • Como líder, entenda que é possível dar voz ao time e promover diálogos que realmente importem para as tomadas de decisão.
      • Saiba mais sobre a postura da liderança facilitadora e suas vantagens no desenvolvimento do time, e como diminuir a distância entre líder e liderados.
      • Conheça algumas armadilhas na hora de se comunicar e formas de evitá-las, além de melhores formas de abordar decisões já tomadas previamente, que estão fora do controle do time.
      • Entenda a diferença entre uma reunião produtiva e não produtiva, e garanta transparência e ações acertadas através de retrospectivas de sucesso.
    • Alura+ Como falar de improviso

  3. 3 Negociação para líderes

    Tanto nas relações pessoais quanto nas profissionais, as pessoas precisam chegar a acordos. Embora pareça fácil, é um processo complexo que envolve muitos fatores.

    Aqueles que mais sabem negociar partem do princípio que uma negociação não acontece para mudar as outras pessoas, mas sim para entender e analisar a situação para encontrar uma solução positiva que atenda às necessidades todas as partes.

  4. 4 Comunicação estratégica

    Uma liderança bem administrada é a plataforma para melhorar a produtividade de uma equipe. Nesse sentido, é a base principal para um desenvolvimento saudável de uma organização. Com isso, quem exerce uma liderança pautada na comunicação estratégica conta com a capacidade de direcionar seus esforços para projetos de bem-estar da própria organização e da equipe onde atua.

    • Curso Comunicação estratégica na liderança: Como engajar e influenciar pessoas

      08h
    • Faça esse curso e:
      • Saiba porque no papel de líder é necessário desenvolver a habilidade de comunicar-se de forma estratégica
      • Aprenda a identificar os propósitos para o planejamento da ação de comunicação
      • Entenda porque analisar o público-alvo, perceber o contexto, assim como escolher o conteúdo, como apresentá-lo (o canal), o tom e o estilo da mensagem é estrategicamente uma ferramenta de engajamento de pessoas
      • Entenda porque o autoconhecimento é o caminho para entender os gatilhos emocionais que podem desencadear comportamentos incoerentes de um comunicador estratégico
      • Conheça a importância da marca pessoal para despertar a confiança da equipe
      • Compreenda porque a comunicação estratégica é uma aliada na gestão da mudança e na gestão do conflito
      • Conheça o termo "guardião da cultura" sob o aspecto da comunicação estratégica
    • Artigo Quais são os principais desafios de comunicação na liderança? | Alura Cursos Online

nossos alunos e alunas

Experiências de quem já mergulhou com a gente.

Otimo Curso, Didática muito boa da Instrutora.. Excelente Exemplos ! Vou colocar muita coisa em prática !

Comunicação participativa: Liderança eficaz e motivadora

Rafael Paes

De forma detalhada e muito didática, o curso fornece ferramentas para que seja possível a melhora na comunicação. Gostei bastante das dicas e ensinamentos!

Oratória para líderes: Como se comunicar profissionalmente

Anderson Eustáquio Gomes Barbosa

Excelente curso!! Aprendi muito! Linguagem adequada, clara e objetiva. E o conteúdo de extrema relevância para as relações de trabalho!! Super recomendo!!!

Comunicação Assertiva: Reduzindo conflitos e frustrações

BRUNA ROCHA PERIS ARAUJO

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