Primeiras aulas do curso Consultas SQL no Oracle: Projeções, Seleções, Joins e Views

Consultas SQL no Oracle: Projeções, Seleções, Joins e Views

Configurando o ambiente e conhecendo o Oracle Database - Introdução

Meu nome é Victorino Vila e eu serei o instrutor do curso de Consultas Avançadas em Oracle. Este curso é o segundo curso de uma carreira de Oracle que nós estamos preparando aqui na Alura, que segue uma linha didática muito parecida com outras carreiras de bancos de dados relacionais que nós disponibilizamos para vocês, como é o caso do SQL Server e do MySQL.

Existem vários outros cursos muito bons de Oracle aqui na Alura, porém esse tenta seguir uma linha didática muito parecida com esses outros dois cursos que eu mesmo ministrei dentro do nosso site da Alura.

Nós vamos ter contato com o Oracle, e se você fez o primeiro curso, que é o Introdução ao SQL, você vai aprender muito mais coisa nesse treinamento. Porém, o curso de Introdução ao SQL usando Oracle é um curso voltado para aquele cara que nunca viu SQL. Se você conhece SQL, você pode começar essa carreira através deste treinamento aqui. Nós vamos rever uma série de conceitos e você talvez aprenda uma série de coisas novas.

O que nós vamos apresentar nesse treinamento? Nós vamos começar fazendo a instalação do Oracle, porque nós precisamos ter na nossa máquina o Oracle para poder fazer a instalação. Nós vamos instar tanto o Oracle quanto o SQL Developer. Atenção. Se você já fez o curso Introdução ao SQL, você não precisa cumprir esses passos, porque você já deve ter na sua máquina o ambiente configurado. É o mesmo ambiente que nós instalamos no curso de introdução, nós vamos usar aqui.

Nós vamos aprender a fazer uma conexão, e finalmente nós vamos recuperar um ambiente. Nós vamos ler uma massa de dados que você vai fazer o download do treinamento, vai carregar no ambiente e em cima dessa massa de dados é que nós vamos estar trabalhando. E antes de começar, eu vou falar um pouquinho da história do SQL e da história da Oracle para nós podermos nos ambientar um pouco mais, e nós começamos a colocar realmente a mão na massa.

Esse treinamento vai estar dividido em mais 5 aulas. A primeira aula, nós vamos automaticamente revisar um pouquinho como é o comando SQL. Consultas muito simples. Nós vamos passar a ver consultas condicionais, que são consultas com filtros um pouco mais complexos, usando o comando que nós chamamos de estruturas lógicas, o AND e o OR, que nós vamos ver aqui nesse vídeo um pouco de teoria. E aqui no vídeo de baixo, o 2.4, nós vamos ver na prática. E nós vamos ver mais uma forma de fazer seleção de filtro que é o LIKE.

Finalmente, nós vamos para a terceira aula, que é a forma com que eu apresento o resultado da minha consulta. Nós vamos ver os DISTINCTs. Nós vamos ver como é que nós limitamos a saída da consulta. Como é que nós ordenamos a saída e como que nós agrupamos valores parecidos, fazendo algum tipo de soma, ou de média, ou achar o valor máximo de um campo que seja numérico.

Nós vamos ver o HAVING, que vai solucionar um problema que nós vamos ver quando nós formos ver agregação. Vamos aprender a classificar os resultados, ou seja, dependendo de cada condição, eu posso dizer que aquele campo tem uma classificação. E finalmente, nós vamos passar para a aula 4, que nós vamos aprender o que nós chamamos de JOIN. Os JOINs são uma forma de eu poder juntar duas tabelas numa mesma consulta.

E nós vamos ver que existem vários tipos de JOIN. Tem o JOIN, o LEFT JOIN, o RIGHT JOIN, o FULL JOIN, o CROSS JOIN. E durante esse curso, nós vamos aprender as diferenças entre cada um desses tipos de JOIN. Nós vamos aprender como é que nós unimos duas consultas e como usamos uma consulta dentro da outra, o que nós chamamos de sub consultas.

Finalmente, nós vamos aprender também no Oracle, o que é uma visão e como é que eu posso pegar uma consulta, transformar numa visão, e usar essa visão como se fosse uma tabela dentro do Oracle. Depois, nós vamos passar para aula de funções. Funções são coisas que eu pego o resultado dos campos e posso fazer algumas transformações sobre elas. E vamos ver funções do tipo string, do tipo data, do tipo matemática e que converte dados de um tipo para o outro.

Nós vamos fechar o treinamento falando um pouquinho de alguns problemas práticos. Basicamente, nós vamos construir dois relatórios para a nossa empresa de suco de frutas, que é a empresa que eu uso como modelo para dar esse treinamento. E nós vamos colocar na prática como é que eu uso todos aqueles conceitos em duas consultas que são até certo ponto bem complexas.

Assim nós cobrimos a maioria do assunto Oracle no que diz respeito a fazer consultas e buscar dados da base de dados. E eu acredito que depois desse treinamento você vai estar um pouco mais familiarizado com o SQL para fazer consultas e até botar a mão na massa na prática, na sua empresa, ou caso você queira trabalhar com Oracle na sua carreira. Espero que vocês gostem desse curso.

Configurando o ambiente e conhecendo o Oracle Database - Instalando o Oracle Database Express

Se você já fez o treinamento de Introdução ao SQL com Oracle, você já deve ter na sua máquina o Oracle Express e o SQL Developer instalados. Então, você não precisa nem assistir esse vídeo. Mas se você está começando o conhecimento do Oracle através desse treinamento, você precisa configurar um ambiente e instalar os softwares. Então, você continua assistindo o vídeo daqui para frente. Eu vou mostrar a vocês como fazer a instalação do Oracle Express.

Existem N versões de Oracle para podermos trabalhar. Para esse curso, nós vamos usar uma versão chamada Oracle Express, que é um Oracle bem enxuto, bem simples, voltado justamente para treinamento e teste, capacitação. Esse Oracle Express tem algumas limitações de tamanho de banco, tamanho de base, mas nós conseguimos fazer tudo nele. Tudo que nós vamos precisar aprender nesse treinamento, nós podemos fazer usando o Oracle Express.

Eu vou abrir aqui uma sessão de browser e eu vou procurar “oracle xe download”. Nós temos aqui esse link Oracle Database Express Edition (XE) Downloads. Eu vou clicar aqui. Vou aceitar a licença. E eu vou escolher essa opção aqui, Oracle Database 18c Express Edition para Windows x64. Vou clicar em Download. E o download é inicializado.

Terminou o download. Eu vou pegar esse arquivo que foi baixado na minha máquina. Eu vou copiar ele e vou colar num diretório que eu criei aqui chamado app. Pronto. Eu vou descompactar esse arquivo.

E vou executar o programa setup.exe. Vai começar a instalação do Oracle Express. Vou clicar em Avançar. Aceitar os termos de licença. Específico o diretório onde eu vou estar instalando o produto. Na verdade é que eu tenho que alterar esse diretório. Eu vou botar aqui diretório “oracleXE”.

No meu diretório de usuário tinha caracteres que ele considera inválidos. Eu só alterei aqui. Pode ser que na máquina de vocês não precise fazer isso. E eu vou especificar aqui uma senha para o usuário que ele chama de system, para o usuário sys, e para o usuário pdb admin. São três tipos de usuários, não vem ao caso agora falar um pouquinho do que significa, mas vai ser a senha do usuário inicial, que é o usuário de administração.

Eu vou colocar aqui uma senha qualquer. Lembre-se de colocar uma senha que depois vocês lembrem. Especifique os diretórios onde os dados serão instalados. E a instalação é inicializada.

Pronto, finalizou aqui a instalação. No meu caso, demorou bastante tempo. Se você, por acaso, está fazendo a instalação do Oracle XE na máquina de vocês, não se preocupem se aquela barrinha de progresso demorar até acabar a instalação. Terminou a instalação, vou clicar em Finalizar. E pronto, o meu Oracle Express está instalado.

Configurando o ambiente e conhecendo o Oracle Database - Instalando o SQL Developer

Igual como no vídeo anterior, se você já tem o ambiente do Oracle, você pode pular esse vídeo. Senão, vamos acompanhar agora a instalação do SQL Developer, que vai ser a interface que nós vamos usar para acessar o banco de dados Oracle. Para nós acessarmos o banco de dados Oracle, nós precisamos de uma interface cliente, uma interface que nós possamos visualizar as tabelas, poder fazer comandos SQL, ou seja, manipular o banco de dados.

O próprio Oracle Server tem algumas aplicações, principalmente uma chamada SQL Plus, que permite isso. Mas ele é muito texto, você tem que ficar digitando comando a comando. É uma interface que não é muito legal usar. Eu vou baixar um software da própria Oracle chamado SQL Developer. Em algumas instalações da Oracle, ela já vem embutida. Em outras, não.

Vamos fazer o download separado do SQL Developer e fazer conexões com a base de dados para testar, para saber se nós conseguimos ver o banco para nós começarmos o nosso curso de Introdução ao SQL.

Eu vou abrir uma nova janela no browser e vou colocar aqui “oracle sql developer download”. Eu vou usar esse link aqui Oracle SQL Developer Downloads. Tenho aqui o software para baixar. Se tiver algum tipo de clique para aceitar os termos de licenciamento, vocês confirmem. Eu vou baixar esse daqui. Windows 64-bit with JDK 8 included, porque o SQL Developer é um programa Java, precisa ter o Java na sua máquina. Essa primeira opção que eu vou baixar, o Java vem embutido, eu não preciso me preocupar se eu tenho na máquina.

Vou clicar aqui em Download. Eu tenho que entrar com meu login e senha da minha conta na Oracle. Iniciou-se o download.

Pronto. Foi feito o download. Eu vou aqui na pasta. Vou pegar esse arquivo, eu vou copiar e vou escolher aqui um diretório, eu criei esse diretório app. Eu vou colar aqui, e vou descompactar esse arquivo dentro desse diretório app que eu criei. O SQL Developer não tem um instalador para nós instalarmos no Windows. Eu simplesmente vou descompactar esse arquivo, vai ter um arquivo executável lá dentro e basta eu apenas dar duplo clique nele e eu executo o SQL Developer aqui dentro.

Eu tenho aqui SQL Developer. Eu dou um duplo clique. Ele vai carregar a interface. Vamos aguardar alguns segundos. Sempre da primeira vez quando nós abrimos a aplicação, ele tem que levantar a máquina Java que tem interno, ir preparando alguns deploys internos para a aplicação ser exibida. Está pedindo alguma referência. Isso é porque eu tinha um SQL Developer na minha máquina. E está perguntando se eu quero passar todas as preferências de conexão de uma outra versão de SQL Developer para essa.

Eu vou dizer que não, porque eu quero abrir um SQL Developer limpo, sem nenhuma referência de conexão. Talvez, se vocês estão usando o SQL Developer pela primeira vez, vocês não vão ver essa mensagem se a máquina de vocês nunca teve um SQL Developer instalado. Pronto. Eu tenho aqui a minha interface inicial de trabalho para poder iniciar a conectividade com o banco Oracle.

Sobre o curso Consultas SQL no Oracle: Projeções, Seleções, Joins e Views

O curso Consultas SQL no Oracle: Projeções, Seleções, Joins e Views possui 349 minutos de vídeos, em um total de 74 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de SQL e Banco de Dados em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda SQL e Banco de Dados acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas