Primeiras aulas do curso Deploy no Amazon EC2: Alta disponibilidade e escalabilidade de uma aplicação

Deploy no Amazon EC2: Alta disponibilidade e escalabilidade de uma aplicação

Primeiros passos na AWS - Introdução

Já tem a sua aplicação e quer disponibilizar ela na nuvem, em um provedor de serviços com AWS? Essa é a ideia para o nosso curso. Vamos aprender a usar as instâncias EC2. Isso é um recurso computacional que AWS oferece para que nós criemos a infraestrutura das nossas aplicações.

Mas não vamos ficar só nisso. Vamos aprender a colocar a nossa aplicação também com alta disponibilidade, com escalabilidade, para que nós tenhamos um ambiente de produção profissional.

Eu sou Ricardo Mercês, e quero te convidar para que você comece a usar as soluções da AWS nas suas aplicações.

Primeiros passos na AWS - Criação de uma conta na AWS

Então para você que está começando, o primeiro passo é criarmos a conta, e eu quero fazer algumas observações sobre essa etapa, se você já tem sua conta, já pode pular e eu já te encontro no próximo vídeo.

Para criarmos a conta, como é que nós vamos fazer, e o que é o detalhe aqui? Você vai entrar, lógico, no site “AWS Amazon”, linkzinho aqui, aws.amazon.com, e vai clicar em criar conta. Criar uma AWS account. Vai clicar aqui, e como em qualquer formulário, você vai preencher, vai ter a confirmação, aquilo tudo que você está cansado de saber. O ponto aqui, o detalhe, é o seguinte: a criação da conta exige que você coloque um número de cartão de crédito internacional.

“Ricardo, por que isso? Eu vou ser cobrado? não é legal eu estudar isso agora, não. Porque agora não vou ter como pagar.” Calma lá. Nós vamos falar já sobre o uso gratuito na AWS, que você vai conseguir usar durante um ano e não vai pagar absolutamente nada. A menos que você extrapole o que nós vamos pontuar nos próximos vídeos.

Mas o fato aqui é o seguinte: ele pede para que você coloca o número de cartão para que, caso você queira usar um recurso ou outro, ele possa te cobrar isso. É obrigatório o uso do cartão, senão ele não deixa criar a sua conta. Então, eu preencho esse formulário, faz o seu cadastro, cartão, como for. A ativação da conta, às vezes, demora um pouquinho. É legal você já fazer isso em paralelo, para nós podermos começar o nosso estudo.

E o segundo ponto que eu quero destacar é o seguinte: a conta que você vai criar agora, ou a minha conta que já tem anos na AWS, ela dá direito à mesma coisa, ou seja, você pega essa sua conta, independente do período gratuito, você tem acesso a todos os serviços que a conta mais antiga tem. Não existe diferenciação entre contas. As contas são iguais.

A diferença é: se eu usar o recurso x, vou pagar pelo recurso x. O recurso y, eu vou pagar pelo recurso y. Mas isso vai ficar bem explicado na sequência. Tudo certo então? Cria a sua conta, que nós agora, na sequência, falamos sobre o Free Tier, que é o uso gratuito da AWS.

Primeiros passos na AWS - Uso gratuito e recomendações inicias

Agora que você já criou a sua conta, vamos entender o que é o uso gratuito, o que nós conseguimos fazer, o que nós somos ou não cobrados. Vamos lá, “uso gratuito AWS”. Vou deixar até em português para nós não termos nenhum problema de tradução nem nada. Olha só que importante aqui. Às vezes, as pessoas se confundem e usam errado e depois, ela é cobrada e não entende por quê.

Quando você criou a sua conta, quando você acabou de criar, você ganha 12 meses do que ele chama de uso gratuito. O que você tem direito nesse uso gratuito? Tem três itens. Tem o Sempre Gratuito, que é para sempre. Passou 12 meses, como o nome diz, sempre vai ser gratuito. A minha conta que é mais velhinha continua com esse Sempre Gratuito. É tudo sempre gratuito? Não, eu vou te mostrar os exemplos do que é sempre gratuito.

Você, que criou a conta agora, tem 12 meses. Nesses 12 meses tem a relação de serviços que você tem direito sem nenhum custo. E tem também o que ele categoriza como teste. O que é o teste? Saiu, por exemplo, um serviço novo. Ele te dá um período de teste gratuito naquele serviço. Serviço XPTO, você tem 200 horas para usar. Usou as 200 horas, ele vai ser gratuito. Passou disso, você vai ser cobrado as horas adicionais.

Você tem que sempre ficar atento. E aqui tem o melhor lugar, que é o material da AWS, para entender, por exemplo, no nosso curso, nós vamos trabalhar com instâncias EC2. O que são as instâncias EC2? São as máquinas virtuais que nós vamos subir aqui na AWS.

Uma máquina EC2, obedecendo o tipo de máquina, quando nós botarmos em produção você vai entender isso, você tem aqui 12 meses gratuitos. Se você subir uma máquina com essas características aqui, uma máquina t2 micro Linux, essa máquina aqui, você a subir e deixar ela 750 horas ligadas, ou seja, o mês inteiro, você não vai ter nenhuma cobrança em cima disso.

Outros recursos que nós vamos ver nesse curso. Tem o armazenamento S3, banco de dados. Nós vamos trabalhar com RDS. Passou dessas cotas, você é cobrado. E como você é cobrado? Proporcionalmente ao tempo de uso. E tem uma tabela para isso. É legal você, depois com calma, por exemplo: eu quero usar o serviço EC2. Você bota “preço instâncias EC2”. Só para servir de exemplo. Preço, quanto custa. Importante aqui. Sob demanda é a forma como nós vamos utilizar. Consulte definição de preço.

Conforme a máquina, se é uma máquina t2 micro, uma máquina large. “Ricardo, o que é isso?” É a quantidade de CPU e de memória das máquinas. Uma máquina Linux, por exemplo, essa a1.large, ela tem dois core, duas CPU com 4 giga. Ela, por hora, custa 0,051 centavos de dólar. Tem que ver o tempo que vai ficar ligado, e você vai ser cobrado em cima disso, caso o seu recurso extrapole o período gratuito.

Então, as informações estão todas aí. Qualquer coisa que você precise usar, olha com calma para ver se está no gratuito ou não está no gratuito. No curso, eu vou procurar usar tudo gratuito, lógico. Até para que você possa aprender. Quando chegar na parte do Load Balancer, que ele usa um outro serviço, eu chamo a sua atenção, porque na máquina do Load Balancer eu acho que, naquele período, a característica do que nós vamos usar, não é uso gratuito.

Entendeu como é esse mecanismo? Vamos voltar. Citando mais exemplos aqui: 12 meses gratuito. Sempre gratuito. Isso aqui é excelente. Nós não vamos ver nesse curso, mas é legal nós falarmos aqui neste vídeo. O Lambda, ele é um FaaS. O FaaS, essas letrinhas bonitas, é aquele Function as a Service. Eu coloco a minha função lá, e não importa o hardware que ele vai rodar. Eu sou cobrado por tempo e por quantidade de memória que eu uso.

O legal é que, dependendo da configuração da minha função, até um milhão de vezes é sempre gratuito. Se eu chamar minha função um milhão de vezes, tem aqui os detalhes, ocupando 128Mb de memória, e durando a cada segundo, eu consigo chamar um milhão de vezes. Hoje, no meu dia a dia, que a minha conta já passou do período gratuito há muitos anos, eu uso o lambda e não sou cobrado por isso, porque dentro desse perfil, ele é o sempre gratuito.

E tem aqui, por exemplo, vamos estudar sobre Machine Learning, Teste Gratuito. Você tem 250 horas desse serviço. Esse material que é digitar AWS, uso gratuito, é fundamental para você ingressar aqui na AWS. E quando foi estudar outro provedor, pegar o equivalente. Não deixa de dar uma lida aqui com calma para fazer essa separação. Agora que já está mais esclarecido, finalmente chega de papo e vamos começar a trabalhar.

Como é que nós acessamos o console, como é que nós usamos o dashboard da AWS? Você acabou de criar a sua conta, independente de onde você estiver, pode botar “AWS console”. Eu gosto de usar assim. Ou cria um bookmark, um atalho, seja lá o que for. Vou logar na minha console, ele vai pedir toda a parte de autenticação para autenticar você.

Antes mesmo de nós criarmos a máquina, eu quero uma dica importante, que para mim isso, Ricardo, isso é pré-requisito. Lógico que a AWS deixa você funcionar sem isso. Essa conta, quando você cria uma conta, como eu disse anteriormente, você pode usar. Olha a quantidade de serviços que existe. É coisa que eu nem usei, não faço nem ideia. É muita opção. E logicamente, a grande parte disso aqui não é gratuito. Se a pessoa tem acesso à sua conta, é como se fosse um banco. Ele pode movimentar a sua conta.

Qual é a ideia? Você vem aqui e digita “iam”. E você ativa o segundo fator de autenticação. Isso é uma recomendação que eu faço para você. E logicamente a sua vai estar diferente da minha, porque essa minha conta é antiga. Ele tem esse Security Status. Ele pede alguns passos que é deletar a conta raiz e tudo mais. Depois você vai com calma, seguindo. Isso aqui na é o escopo do curso.

O que eu quero acrescentar de segurança para você é essa opção: “Activate MFA on root account”. O que é isso? É ativar aquele segundo fator de autenticação. O que você faz? Você clica aqui em gerenciar o MFA e ele vai te dar a opção de você usar, por exemplo, um aplicativo.

Eu uso esse aplicativo. Você pode escolher o que você quiser, mas eu uso o meu smartphone é android, eu uso esse carinha aqui, o Google Authenticator. O que ele faz? Gerencia aqueles tokens que, na verdade, é one time password. São aqueles números que ele gera durante um minuto. Isso vai ser uma contra senha para nós utilizarmos.

Com esse aplicativo instalado, eu entro na minha conta. Ele pede o usuário, senha e vai pedir o número que for gerado aqui. Como é que você vincula o Google Authenticator à sua conta na AWS? Exatamente aqui. Você vem em gerenciar MFA, marca a opção de usar aplicativo, vai aparecer um QR code, você escaneia isso e o Google Authenticator vai passar a te mostrar aquele token. Na hora do login, ele pede o usuário, senha e o token de acesso. Isso é bastante importante para que você garanta a segurança da sua conta.

Você vai ter senha e um segundo fator de autenticação, que é o token. Não deixa de fazer isso. Isso é uma recomendação minha. Isso não é obrigatório dentro da AWS, mas eu acho fundamental que você ative. Com tudo isso feito, chega definitivamente de bate papo, e vamos botar a nossa máquina virtual já em produção no próximo vídeo.

Sobre o curso Deploy no Amazon EC2: Alta disponibilidade e escalabilidade de uma aplicação

O curso Deploy no Amazon EC2: Alta disponibilidade e escalabilidade de uma aplicação possui 163 minutos de vídeos, em um total de 54 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de AWS em DevOps, ou leia nossos artigos de DevOps.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda AWS acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas