Tecnólogo: O que é, O que faz e Principais Cursos

Tecnólogo: O que é, O que faz e Principais Cursos

Apesar do termo Tecnólogo ter sido criado na década de 1970, foi só na década de 2000 que ele começou a ficar famoso. A regulamentação da profissão só aconteceu em 2007. Mas o que é o tecnólogo?

Nessa semana conversamos com o Luiz Machado, professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Ele é um dos idealizadores do curso tecnólogo em Jogos Digitais da instituição.

POR QUE FAZER UM TECNÓLOGO? | Bit de Prosa #20 (Especial Alura)

Mas então, o que é o curso Tecnólogo?

O Tecnólogo também é conhecido com Graduação Tecnológica e é um curso superior voltado para o mercado de trabalho.

Mesmo sendo de nível superior, tecnólogo e bacharelado tem diferenças. Isso acontece pois o(a) profissional formado(a) em uma graduação tecnológica tem uma atuação em área específica. Assim, o bacharelado vai te dar uma visão mais ampla de uma área, enquanto o tecnólogo te forma em uma área determinada do mercado de trabalho.

Tendo essa características, os cursos Tecnólogos têm menor carga horária (tempo de conclusão de curso de 2 a 3 anos, enquanto graduações bacharelado podem variar de 4 a 6 anos). Além disso, existem algumas tarefas que tecnólogos não podem realizar. São aquelas protegidas por lei para que apenas bacharéis as executem - por exemplo profissionais da engenharia, arquitetura, medicina, direito.

Já na área de tecnologia, não temos essas restrições. Por isso vemos o crescimento desse tipo de curso superior em áreas como Jogos Digitais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores.

Perguntas Frequentes sobre Tecnólogos

  • Tecnólogo é graduação? Sim, é uma educação de nível superior.

  • Posso fazer pós-graduação tendo me formado como tecnóloga(o)? Sim. Você só precisa ver os pré-requisitos do curso de pós pretendido para saber se será necessário estudar algum tópico a mais. Como é uma formação mais específica, pode não comportar tantas disciplinas quanto um bacharelado.

  • Quais são as vantagens de um tecnólogo? Menor tempo de formação, foco no mercado de trabalho e possibilidade de estudar uma área específica.

  • Quais são as desvantagens de um tecnólogo? A formação mais específica pode não te dar uma visão geral da área, o que pode necessitar mais estudos extras para trabalhar em áreas diferentes. Por ser mais voltado para o mercado, se você gosta de pesquisa, o bacharel é mais indicado. Se você deseja estudar em outro país, deve também conferir se a universidade aceita diploma de tecnólogo.

Importante

Cada instituição tem um plano de trabalho e sua grade curricular. Esteja sempre atento(a) a isso na hora de escolher seu curso.

Saiba mais

Quer saber mais sobre carreiras na área de tecnologia? Veja nossa PlayList sobre carreiras:

Obrigada e até a próxima!

Perguntas Frequentes:

O que é um tecnólogo?

Tecnólogo é o termo que usamos para quem se formou em um curso superior de tecnologia (ou curso tecnológico). É um grau, uma graduação, reconhecida pelo MEC. É sim de nível superior, mesmo tendo uma duração mais curta que um bacharelado.

Quais são os principais cursos tecnólogos?

Na área de computação, temos análise de sistemas, ciência de dados, desenvolvimento de jogos, gerenciamento de produtos ditiais e processamento de dados.

Veja outros artigos sobre Programação