#ImersãoGameDev: dê seus primeiros passos na criação de jogos

#ImersãoGameDev: dê seus primeiros passos na criação de jogos

Se você já pensou em entrar para área de programação é bem provável que também tenha pensado em criar seus próprios jogos.

A área não é nova, se pensarmos no contexto mundial, mas no Brasil essa é uma área que ainda está começando, porém que cresce ano após ano com novas empresas e cada vez mais projetos sendo criados em território nacional.

Com o crescimento constante do mercado e a quantidade de vagas aumentando, esse é um ótimo momento para dar seus primeiro passos e aprender um pouco mais de como um jogo funciona e ainda por cima evoluir suas habilidades de lógica de programação e JavaScript.

A #ImersãoGameDev

print do jogo

Muitas pessoas estão trabalhando em casa neste momento, tendo mais tempo livre por não ter de se deslocar até o trabalho. Por que não aproveitar esse tempo extra pra estudar e aprender coisas novas?

Pensando nisso, criamos a #ImersãoGameDev: um conteúdo totalmente online, gratuito e inédito pra você dar seus primeiros passos na criação de jogos!

Como vai funcionar?

Bem, você deve se inscrever neste site até domingo, dia 21/06

Depois disso, dos dias 22 a 26 de Junho você receberá aulas diariamente no e-mail que cadastrou. Elas serão gravadas em vídeo pelos instrutores da Alura, Guilherme Lima e Juliana Negreiros.

Nestas aulas eles vão ensinar uma biblioteca chamada P5JS que nos ajuda a desenhar o jogo dentro de uma página web e a partir desse ponto vamos construir nosso endless runner. Para isso vão utilizar o JavaScript como linguagem de programação.E para praticar, terão exercícios e desafios para você fazer na sua casa!

O conteúdo

Em cada dia de aula você verá um tópico diferente:

  • Dia 1 - Motor de Jogos: Criar um jogo não é tarefa fácil e por isso mesmo temos umas série de ferramentas que nos ajudam no dia-a-dia a criar nosso projeto. Essas ferramentas são as game Engines e vamos discutir um pouco sobre elas e aprender a colocar um personagem na tela do nosso jogo.

  • Dia 2 - Adicionando inimigos: Uma vez que temos nosso personagem na tela e o cenário aparecendo é hora de colocarmos um desafio no jogo. Nessa aula veremos como adicionar os inimigos e reconhecer quando eles encostarem na personagem.

  • Dia 3 - Mapas, textos e power ups: Agora é a hora de adicionar mais elementos ao nosso jogo e deixar ele com uma cara mais profissional. Aprenderemos a adicionar diversidade de mapas em nosso jogo e itens que podem ser coletados pela personagem.

  • Dia 4 - Gerenciamento de estado: Todo jogo que conhecemos tem uma história por trás incluindo o nosso jogo. Vamos contar essa história para o jogador e gerenciar a mudança de cenas do jogo para que ele consiga ler a história e então começar a jogar.

  • Dia 5 - Adicionando complexidade: Com um único inimigo se movendo sempre da mesma maneira nosso jogo não está muito dinâmico. Chegou a hora de adicionarmos novos inimigos e fazer a movimentação deles de diferentes maneiras.

Pré-requisitos

Para participar da #ImersãoGamDev, você precisa ter uma base legal de lógica de programação. Além disso, saber o básico de JavaScript é o ideal.

Se não souber JS e quiser aprender nesse meio tempo, acesse os cursos da Alura sobre JavaScript.

Inscreva-se na #ImersãoGameDev

As inscrições vão até dia 21 e as aulas começam dia 22, beleza?

Inscreva-se aqui e bora começar no incrível mundo dos games!

Ricardo Bugan Debs
Ricardo Bugan Debs

Ricardo é designer de jogos, programador e instrutor. Trabalha desenvolvendo jogos desde 2012 e está sempre em busca de novas quests. Como instrutor, vê jogos como mundos interativos onde as pessoas entram para aprender.

Veja outros artigos sobre Programação